terça-feira, 20 de agosto de 2013

Aula 22.2 - Entradas, Saídas, Relés, Blocos funções no Relé Digital Zélio

O Relé Digital Zélio utilizado possui 8 Entradas , 4 Saídas á Relés onde por ser programado inúmeros blocos funções, que são descritos abaixo.
(1) Entradas I: As Entradas do tipo Digital (1 Ou 0) (I1, I2,…) e entradas mistas (Digital ou Analógicas) (IB, IC…). No Zélio uma entrada mista pode ser acionada por um contato tendo a função de Digital e se ligada a uma função comparador analógico vai permitir utilizá-lo como entrada analógica. As entradas analógicas aceitam uma tensão de entrada que variam entre 0 e 10 V, o que corresponde a um valor entre 0 e 255.
(2) Botões Z: Podemos utilizar os 4 botões frontais do Zelio Logic (Z1, Z2, Z3, Z4) na aplicação. Ao contrário das entradas físicas I, os botões não têm terminais de ligação. Para serem utilizadas, as teclas Zx não podem estar bloqueadas. Quando o módulo está ligado e quer utilizar as teclas Zx que aparecem no programa, vá na tela Entradas-Saídas e pressione ao mesmo tempo "Shift" (Tecla branca) e Z1, Z2, Z3 ou Z4.
(3) Relés auxiliares M (ou memória interna). Funcionam exatamente como as bobinas de saída Q. A única diferença é que não possuem terminais de ligação. São utilizados para memorizar ou substituir um estado. Esta memorização ou substituição é em seguida utilizada sob a forma de contato associado.
Exemplo:  I1----------[M1;             M1--------[Q1;         Quando a entrada I1 está ativada, a saída Q1 também é ativada, através de M1.
(4) Saídas Q: Saídas do tipo Digital, podem ser utilizadas tanto como bobinas ou contatos. A utilização como bobina: [ Q (Contator): a bobina é ativada se os contatos aos quais está ligada forem condutores; !Q (Teleinterruptor): ativação por impulsos, a bobina é ativada numa mudança de estado, é equivalente a um teleinterruptor. 
SQ (Set): A bobina «Set», também denominada bobina de ligação, é ativada quando os contatos aos quais está ligada são acionados e permanece ligada mesmo se os contatos deixarem de ser condutores. 
RQ (Reset): A bobina «Reset», também denominada bobina de desligamento, é desativada quando os contatos aos quais está ligada são condutores, permanecendo inativa mesmo se os contatos deixarem de ser condutores.
A utilização como contato: Q (Função normal) ou q (Função inversa): saída física do módulo lógico. Uma saída pode ser utilizada como contato, de modo a conhecer o estado num determinado momento.
Exemplo1: Q1--------[Q2. Neste caso a saída Q2 copia o estado de Q1.
Exemplo2: q1--------[Q2. A saída Q2 tem sempre o estado inverso de Q1.
Observação: É obrigatório utilizar as funções [e !, SET e RESET uma só vez por bobina num esquema de comando. Por outro lado, se utilizar uma bobina SET (função S), é obrigatório prever uma linha de esquema onde esta bobina seja desativada por um RESET (função R). Caso contrário, podem ser criados estados de comutação imprevistos durante o funcionamento.
Função booleana: A introdução de esquemas de comando permite efetuar funções booleanas a partir das funções elementares E e OU:
I1—I2———Q1 Equação lógica associada: Q1=I1xI2, E lógico
I1—|————Q1 Equação lógica associada: Q1=I1+I2, OU lógico
I2—|
Se utilizar a função contrária i de I, aparece a função NÃO. Deste modo, é possível construir várias funções.
Neste exemplo, são utilizados 3 tipos de bobinas: Contactor [, Set/Reset S/R e Teleinterruptor !.
Q1 copia o estado da entrada I1. Q2, só pode ser activado se I2 passar para o estado elevado quando a bobina Q1 estiver em descanso (q1 é a função inversa de Q1). Se carregar em I3, isso desactiva Q2. Por fim, I4 controla a bobina teleinterruptor Q3.

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 28/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário