domingo, 11 de agosto de 2013

Aula 20 - Trabalho Prático de Prevenção á Incêndio

A norma NSCI solicita no capitulo III, Art. 20 os seguintes sistemas de segurança para as Edificações Escolares: I - Independente do número de pavimentos ou da área total construída, será exigido Sistema Preventivo por Extintores; II - Com 04 ou mais pavimentos ou área total construída, igual ou superior a 750 m2, será exigido Sistema Hidráulico Preventivo; III - Será exigido Gás Centralizado, quando houver o funcionamento de aparelho técnico de queima; IV - Serão exigidas Saídas de Emergência; V - Com 04 ou mais pavimentos ou área total construída, igual ou superior a 750 m2 deverão dispor de proteção por pára-raios; VI - Com mais de 20 m de altura deverão dispor de pontos para Ancoragem de Cabos; VII - Com área total construída, superior a 1.500 m2, será exigido Sistema de Alarme; Sinalização que auxilie o Abandono do Local e Iluminação de Emergência, nas salas e nas circulações, com exceção das edificações onde a sala de aula possua saída diretamente para o exterior.
No prédio da Eletroeletrônica - Bloco B.
1.     Definir os equipamentos de segurança contra Incêndio (Extintores, hidrantes de parede, hidrantes de rua, iluminação de emergência, sinalização de saídas etc.). Indicar no croqui, usando a simbologia do Corpo de Bombeiros. Verificar se a quantidade e a localização de equipamentos é compatível com as áreas e distâncias exigidas pela Norma. (considerar os extintores de 4kg)
2.     Comentar sobre o tipo dos extintores (Pó Químico - bicarbonato de sódio) (classes B e C) e o tipo de fogo provável na edificação.
3.     Indicar comprimento e diâmetro das mangueiras.
4.     Identificar os sistemas de SPDA e localizar as descidas no croqui.
5.     Estimar a carga de fogo, considerando: 1 m2 de piso = 6kg de plástico (Paviflex) e 1 carteira = 1 prancheta = 4 kg madeira. Considerar 40 cadeiras x sala e 10 carteiras na Coordenação e Chefia.

© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 28/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário