segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Aula 01 - Tensão, Corrente, Potência, Resistência

Quando estudamos eletromecânica, é comum ouvirmos sobre Tensão, Corrente, Potência, Resistência e unidades de medida como Volts, Amperes, Watts e Ohms.
Figura 01 - Tensão, corrente e resistência elétrica.
Entender esses conceitos é fundamental para começar a aprender sobre eletricidade e realizar análises de circuitos bem sucedidas.
A tensão elétrica consiste na diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Essa diferença de potencial é o que possibilita o movimento dos elétrons, gerando assim uma corrente elétrica. Portanto, quanto maior esse valor, mais energia pode fluir no circuito. A circulação de corrente elétrica é limitada pela resistência elétrica do circuito.
Vamos estudar quais são as principais grandezas físicas relacionadas a eletricidade bem como os cálculos que relacionam umas com as outras.
Veja a fórmula: I = V / R (A); Onde:  I = Corrente (Amperes), V = Tensão (Volts) e R = Resistência (Ohms).

Tensão Elétrica
Figura 02 - Tensão elétrica.
A Tensão Elétrica é fornecida ao circuito por meio de um gerador, seja ele uma pilha, bateria, fonte ou até mesmo um gerador solar, térmico, mecânico e inúmeros outros. A unidade de medida é o Volt, e é vista em circuitos representada pelas letras V ou U.
Quando alguém falar em ddp (diferença de potencial) também está se referindo a tensão elétrica. A tensão também é representada nas fórmulas pela letra V e eventualmente pela letra U. V, uma homenagem á Volta, Alessandro Giuseppe (1745 - 1827). 

Corrente Elétrica
Figura 03 - Corrente elétrica.
A Corrente Elétrica é um fluxo de elétrons que circula em um condutor quando há diferença de potencial – ou seja, tensão.
Pode causar alguns efeitos no condutor, sejam eles térmicos ou luminosos. O exemplo disso é um chuveiro elétrico, que a corrente passando em seu circuito dissipa muito calor.
A unidade de medida da corrente são os Amperes. Em circuitos, você pode ver ela ser representada pela letra i. Não confundir a representação da corrente (I) com sua unidade em Amperes (A), uma homenagem á Ampère, André-Marie (1775 - 1836).
Apesar de sempre considerarmos que a energia sai do terminal positivo do gerador e flui para o terminal negativo, isso não acontece de fato. Na realidade, os elétrons saem do terminal negativo e fluem para o positivo.

Resistência Elétrica
Figura 04 - Resistência elétrica.
Em termos técnicos, a Resistência Elétrica é a capacidade de um corpo se opor a passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.
Isso muda de material para material – cada um tem suas características, uns facilitam e outros dificultam a passagem de corrente.
Dessa forma, na prática, todo material possui uma resistência elétrica, por menor que ela seja.
A resistência causa o efeito Joule, em que parte da energia é perdida em forma de calor. Quanto maior a resistência, maior a perda.
A unidade de medida da Resistência é o Ohm. Entretanto, em circuitos e equações, ela será vista representada pela letra R. Os Ohms são representados pela letra grega ômega (Ω). Ohm é uma homenagem á Ohm, Georg Simon (1789-1854).

Potência Elétrica
Figura 05 - Potência elétrica.
Quando relacionamos a Tensão e a Corrente de um circuito, temos a potência. Assim, a potencia é o produto da multiplicação dos volts pelos amperes. Veja a fórmula: P = V x I (W); 
Onde: P = Potência (Watts); V = Tensão (Volts) e I = Corrente (Amperes).
A unidade de medida da Potência é o Watt. Assim, quando dizemos que um aparelho tem tantos Watts, é a relação entre a tensão e a corrente que ele “consome”. Não confundir a representação da potência (P) com sua unidade em watts (W), Watts é uma homenagem á Watt, James (1736-1819).

© Direitos de autor. 2023: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 07/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário