segunda-feira, 27 de março de 2023

Aula 08 - Projeto elétrico Residencial conforme norma NBR 5410.

Segundo a NBR 5410 a distribuição dos pontos de luz e tomadas dentro de um ambiente deve obedecer aos seguintes critérios:
Para a determinação das cargas de iluminação, deve ser adotado o seguinte critério:
  • Cada ambiente deve ter pelo menos 1 ponto de luz no teto comandado por um interruptor de parede, para locação dos interruptores deve levar em conta a posição e sentido de abertura das portas e o caminho a ser percorrido pelo usuário. 
  • A potência do ponto de luz deve prever carga mínima de 100 VA, em dependências com área até 6 m², acrescida de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.
Para a determinação das cargas de tomadas gerais, deve ser adotado o seguinte critério:
  • Para cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos deve haver pelo menos uma tomada para cada 3,50 m ou fração de perímetro, sendo que, acima de cada bancada com largura igual ou superior a 0,30 m, deve ser prevista pelo menos uma tomada. Deve-se atribuir, no mínimo, 600VA por tomada para as 3 tomadas iniciais, adotando-se 100VA para as tomadas excedentes. 
  • No banheiros a tomada deve ser instalada junto ao lavatório e sempre a uma distância de mais de 60 cm do Box com no mínimo 600 VA por tomada.
  • Para demais cômodos com área maior do que 6,00 m² deve ser previsto uma tomada de 100VA para cada 5m de perímetro ou fração.
  • Para subsolos, garagens, varandas e sótão ou cômodo com área igual ou inferior a 6,00 m² deve haver pelo menos uma tomada de 100VA.
  • Em halls de escadaria, salas de manutenção e salas de localização de equipamentos, tais como, casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos deve ser prevista no mínimo uma tomada; deve ser  atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA.
Para a determinação das cargas de tomadas específicas, deve ser adotado o seguinte critério:
  • Tomadas específicas são destinadas a alimentar equipamentos não portáteis com corrente superior a 10A, como exemplo os chuveiros, aparelhos de ar condicionado, geladeira, máquina de lavar roupa e secadora e devem ser instaladas no máximo a 1,5 m do local previsto para o equipamento a ser alimentado.
Para a determinação dos circuitos, proteções e quadro de cargas, deve ser adotado o seguinte critério:
  • Devemos prever ainda circuitos de iluminação separados dos circuitos de TUGs, procurando limitar a corrente total do circuito a 10A.
  • Os quadros de distribuição devem ser instalados em local de fácil acesso, o mais próximo possível do centro de carga da instalação,  possuir identificação do lado externo e identificação dos componentes.
  • Os circuitos devem ser instalados e identificados em ordem decrescente de consumo de energia, ficando portanto o circuito de maior consumo mais próximo ao disjuntor geral. 
Os principais critérios da norma para a definição dos condutores são: Seção mínima; Capacidade de condução de corrente; Queda de tensão e Sobrecarga. 
  • Inicialmente, determina-se as seções dos condutores conforme a capacidade de condução de corrente, limite de queda de tensão e agrupamento de circuito e eletrodutos.
  • Devemos agrupar cargas nos circuitos de modo a respeitar a máxima capacidade de condução de corrente dos condutores, prevendo-se ainda uma margem de segurança para acréscimos de carga (20%).
  • Posteriormente, quando do dimensionamento dos dispositivos de proteção, verifica-se a capacidade dos condutores com relação às sobrecargas e curto-circuitos.
Os principais critérios da norma para a definição da quantidade de eletrodutos, caixas de passagens e de derivação são:
  • Marcação dos pontos de consumo deve ser feita na planta baixa da edificação, em escala adequada, dos pontos de iluminação, das tomadas de uso geral, das tomadas para aparelhos específicos e dos interruptores.
  • O traçado dos eletrodutos deve ser implementado de forma a minimizar as quantidades de materiais a serem utilizados, evitando-se interferências com as outras instalações prediais (água, esgoto, gás, etc) e os elementos estruturais da construção.
  • Deve-se também atentar para os problemas de execução e manutenção, evitando-se o excesso de eletrodutos e de condutores em caixas de passagem, reduzindo-se os cruzamentos de eletrodutos no interior das paredes e lajes, posicionando as caixas em lugares de fácil acesso.
Como projetistas devemos se fundamentar nos seguintes elementos:
Em função dos resultados obtidos neste dimensionamento, é possível que haja necessidade de reavaliar alguns aspectos definidos nos itens anteriores, tais como: quantidade de condutores em um mesmo eletroduto, alteração de caminhamento de eletrodutos e a redistribuição de cargas.
A Norma NBR5410 é de fundamental importância para segurança em instalações elétricas. Todo profissional que trabalhe com eletricidade deve conhecê-la e segui-la.
Apresento aqui uma edição da: Guia do Eletricista - PRIME - Schneider Electric , onde há um exemplo de projeto cálculo de uma instalação residencial conforme NBR5410.

© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 22/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário