segunda-feira, 10 de abril de 2023

Aula 10 - Memorial descritivo, de cálculos e orçamento de projeto elétrico residencial

Padrão de entrada e medição de energia elétrica

O fornecimento de energia por parte da concessionária CPFL será realizado a partir da rede secundária de distribuição. De um poste determinado pela concessionária, partirão 2 condutores, sendo 1 fase e 1 neutro bitolas de 16 mm2, que irão interligar a rede de distribuição ao ponto de entrega. Esse ponto de entrega consiste no poste da residência, onde irão descer os 2 condutores, um na cor azul e outo preto, constituindo o ramal de entrada. Por esses condutores o ramal de entrada é interligado com o medidor de energia elétrica, que se localiza no quadro de medição, embutido no muro da própria residência, após o medidor será instalado um disjuntor geral de 63A e um dispositivo de proteção contra descarga elétrica que formam o poste padrão monofásico A2

No medidor há um sistema de aterramento do neutro que será constituído por um eletrodo de 10 mm2 com eletroduto de 1/2’’ e 
comprimento de 2,4m do tipo copperweld. O eletrodo deverá ser instalado próximo ao poste do consumidor (ponto de entrega).

Alimentador do quadro de distribuição
O circuito alimentador do Quadro de Distribuição (QD) sairá do medidor por meio de um eletroduto de PVC de 32mm rígido, enterrado no solo, descendo do muro passando pelo solo até o quadro de distribuição na área central da casa, em um cômodo sem porta (cozinha).

Distribuição de energia elétrica
Esse quadro será instalado na cozinha á 1,5m do piso acabado, com a finalidade de abrigar as proteções e dar origem aos circuitos de distribuição, devendo ter capacidade para acomodar os disjuntores e ainda possuir espaço para possíveis ampliações, se necessárias futuramente. O quadro deverá ser embutido na parede, sendo constituído de PVC com tampa acrílica. 

Circuitos terminais 
Os circuito terminais serão instalados no quadro de distribuição, sendo monofásicos 127V, protegidos por disjuntores termomagnéticos, sendo:
  1. Geral - 01 Interruptores diferencial residual - IDR - 3kA - 2 polos - 63A;
  2. Chuveiro - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 40A;
  3. Cozinha - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 16A;
  4. Tomadas gerais - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 10A;
  5. Ferro de passar - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 10A;
  6. Micro-ondas - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 10A;
  7. Iluminação - 01 Disjuntor Termomagnético  3kA - 1 polo - 6A;
Iluminação e tomadas
O sistema de iluminação da residência terá pontos de luz de potências nominais de 100W para uma tensão nominal de 127V. Eles foram projetados para lâmpadas do tipo led's com plafon de sobrepor.
A distribuição de energia aos pontos de luz e às tomadas se dará em tensão nominal de 127V (fase neutro) acrescida do condutor de proteção terra, igualmente as tomadas que alimentam cargas específicas como chuveiro e micro-ondas. Todas as tomadas deverão ser aterrados de modo a evitar possíveis acidentes.

Rede de eletrodutos
A distribuição de energia na residência se dará por meio de circuitos terminais, a partir do QD, usando-se eletrodutos de 25mm flexíveis de PVC embutido na parede ou piso.
Em todas as tomadas, interruptores e pontos de luz serão instalados caixas de derivação universais injetadas em material isolante auto-extinguente (Poliamid 6.6) de alto impacto mecânico, sem problemas de oxidação ou de pintura e isolamento perfeito.

Sistema de aterramento
O sistema de aterramento do cabo de proteção (terra) será constituído de quatro eletrodos, os mesmos deverão ser instalados com uma distância mínima de 3m entre si, de modo a não permitir resistência maior que 10Ω. Serão instaladas em caixas de diâmetro de 12”, com tampa para inspeção, e o eletroduto interligado ao cabo de descida deverá ser provido de conexão para medição de terra.

Responsabilidade
A responsabilidade dada por este projeto fica condicionada à manutenção de todas as características, definições e especificações de dispositivos, equipamentos e materiais que constam neste projeto e que deverão ser empregados quando da sua execução, bem como, a que toda e qualquer alteração que se faça necessária deva ser analisada e autorizada por escrito pelo responsável técnico do projeto.

Todo o projeto foi calculado, organizado e realizado o orçamento utilizando ferramentas do excel que estão disponibilizadas abaixo: Tabela de intenção de cargas ; Tabela de circuitos ; Tabela de aterramento e Tabela de ocupação de eletrodutos e Diagrama unifilar da instalação elétrica residencial.

© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 13/10/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário