terça-feira, 16 de julho de 2013

Aula 17 - Projeto de Interiores e Automação

A automação residencial não pode ser vista como uma simulação futurística e sim uma real opção de trabalho para o dia a dia. É um elemento de status e modernidade, gerando uma ideia de ser um item de grande investimento. A automação agrega conforto e economia e é um importante elemento dos projetos de interiores capaz de trazer mais comodidade aos clientes.
A integração de sistemas é uma forma de agregar valor aos projetos de interiores e permiti que clientes tenham o que há de mais moderno em tecnologia. Nos projetos de interiores a automação pode ser um dos principais diferenciais do seu trabalho. 
Os recursos de Automação Residencial podem conter sistemas de controle de iluminação integrado, criando cenas nos ambientes em conjunto com tela de projeção e persianas, além de proporcionar economia com a dimerização das zonas de iluminação. A central de Home Theater faz todo o controle de áudio e vídeo, possibilita som ambiente para salas sociais, que podem fornecer diferentes ritmos mesmo durante o uso do próprio Home Theater. Internet wireless permite o acesso à Internet de qualquer ponto da casa, sem o uso de cabos de rede.
Além de trazer conforto, estes itens agregaram valor ao projeto de interiores, e criam um diferencial de destaque, do qual o proprietário se orgulha e usufrui tornando o seu dia-a-dia mais conveniente e agradável. A Automação Residencial objetiva proporcionar satisfação nos momentos de lazer e um melhor aproveitamento do tempo.
Automação Residencial promove a integração e racionalização dos diversos sistemas existentes em uma residência, relacionados à comunicação, transmissão de dados, iluminação, climatização, segurança, áudio e vídeo, irrigação de jardim, aspiração central, gerando como benefícios: economia, conforto e segurança.
Exercicio 01 - Proposta de trabalhos com descrição de funções do Sistema de Automação Residencial / Lar Inteligente. Temas: Comunicação (Dados − redes de computadores e acesso à Internet ; Imagem − CFTV, TV a cabo); Segurança (Central de alarme inteligente; Controle de acesso por biometria; Simulação de presença; Sensores de gás e fumaça; Circuito Fechado de TV ); Controle de iluminação residencial ; Climatização (ar condicionado, aquecedor e ventilação) e Eletrodomésticos (equipamentos ligados à rede elétrica).


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Aula 16 - Automação Predial

A partir da década de 1990, a abertura dos mercados de informática e de telecomunicações no Brasil possibilitou a popularização de diversas tecnologias de controle e serviços de automação. Sistemas que antes eram utilizados exclusivamente nos ambientes corporativos das empresas e do comércio passaram igualmente a ser projetados e utilizados também nos ambientes domésticos.
Nesse universo, a automação predial se desenvolveu tendo como objetivo principal a melhoria do estilo de vida dos ocupantes de uma edificação através do aumento do conforto ambiental, da segurança física e do aumento da eficiência energética da casa ou escritório, tornando o ambiente mais confortável, seguro e eficiente.
A necessidade de maior conforto, informação e segurança não foram os únicos motivadores desse desenvolvimento. Os equipamentos eletroeletrônicos também evoluíram e passou a ser cada vez mais interessante para os fabricantes promover a integração das diversas funcionalidades de cada um. Dentro desse conceito, a automação predial englobou o controle dos diversos dispositivos de iluminação, entretenimento, segurança, telecomunicações, controles de temperatura ambiental, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e outros
A realidade atual é que cada vez mais se trabalha em casa, cada vez mais o trabalho se parece com a nossa casa, ou nossas casas vão assumindo ares de escritório. As residências, como complementos dos escritórios, passaram a solicitar então uma maior demanda por serviços com maiores índices de conforto, novos sistemas de comunicação e espaço para o entretenimento. Esse novo mercado de automação representado pelos pequenos escritórios e usuários domésticos ficou conhecido como "Mercado SOHO" (Small Office & Home Office), tornando-se fato na arquitetura, no mobiliário, nas comunicações e até mesmo nos eletrodomésticos mais modernos.
O mercado doméstico de automação também é caracterizado por um número crescente de dispositivos e periféricos dotados ou não de algum tipo de processamento, associados a equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos que, apesar de não ter ainda o mesmo apelo mercadológico dos sistemas de automação industriais e comerciais, tornou-se uma vitrine justamente por integrar itens sofisticados de tecnologia e demonstrar, na prática, as vantagens proporcionadas pela automação. Construtores, integradores e até mesmo os ocupantes desses novos prédios passaram a encarar a realidade da automação predial como uma parte essencial de qualquer projeto arquitetônico.
Nas construções e edificações mais modernas, os engenheiros e técnicos já projetam as casas e grandes prédios comerciais e residenciais com sistemas de automação predial que são destinados a controlar o acesso ao edifício, bem como monitora os sistemas de aquecimento, ventilação e de segurança. Este tipo de sistema informatizado e automatizado na construção civil tem se tornado cada vez mais popular conforme a tecnologia de automação foi sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos. Estes sistemas informatizados são necessários para efetivamente gerenciar e dar suporte ao complexo funcionamento de segurança em edifícios modernos.